VALEN PERGUNTA : VOCÊ SABE QUEM FAZ SUAS ROUPAS?

Atualizado: 17 de Dez de 2018



A Valen é uma mulher linda, super engajada em fazer uma moda mais sustentável e tem um blog incrível que fala sobre marcas & movimentos mais conscientes e sobre seu processo nessa mudança de hábito de consumo. Também está passando pela experiência de ter um armário cápsula e contou tudo isso nesse bate papo delícia que tivemos. Vem ler!


Valen, hoje eu te vejo como uma entusiasta bem ativa por uma moda mais sustentável e consciente. Como você se tornou essa pessoa maravilhosa e chegou até aqui ?

Surgiu de forma natural, com descobertas pessoais. O que eu ia escrevendo no blog era o que eu aprendia e queria compartilhar. A preocupação inicial nasceu durante a preparação do meu casamento. Como eu fiz muita coisa sozinha e diretamente com os fornecedores, queria entender quem eram as pessoas envolvidas e suas energias.

E esse movimento me fez pesquisar mais, fui recebendo mais informações sobre Slow Fashion e conheci o Fashion Revolution (que provoca questionarmos “Quem fez minhas roupas?”). 

E acho que não precisamos perguntar apenas depois, quem FEZ, no passado. Acho que ideia é de criar vínculos, de saber quem faz suas roupas, AGORA. Hoje, as pessoas que fazem as minhas roupas são minhas amigas e tenho orgulho de saber tudo sobre elas.

Comecei a falar com as marcas e fui apresentada à coisas novas sobre sustentabilidade. Criei uma base de dados e aplico isso nas minhas escolhas de consumo. Sustentabilidade social, questões de gênero, políticas, tudo isso aparece como parte das escolhas.


Sabemos que toda mudança é um processo e não é 100% flores. Qual a parte mais difícil que você considera em ser uma consumidora / pessoa consciente?

De fato é um processo e no meu caso foi bem natural, aos poucos, não recebi todas as infos da noite para o dia, não teve um momento de revolta e de grande mudança, foi mais saudável. Assim, isso me ajuda decidir onde eu quero investir, ou até votar com a compra.

Porque comprar é um ato politico onde você decide qual filosofia quer apoiar, questões sociais, até chegar em questões políticas em si, se pensarmos que muitas empresas dominam o mercado e tem muito poder.

A parte mais difícil é fazer as pessoas entenderem que posso gostar de uma roupa da Zara que me inspira como design e que não compro porque não tem processo que eu acredito.

As pessoas não me contam de onde suas roupas vêm vem por que tem vergonha, por eu ter essa preocupação de fazer escolhas mais consciente.


Por que resolveu criar o blog QUEM FAZ SUAS ROUPAS? E qual a razão do nome?

Entendi que precisava me comunicar com outras pessoas , foi uma auto-analise, um momento meu. Não sabia exatamente qual o tema, já que estava em um processo de mudança de habito de consumo e outras mudanças sobre carreira. Optei pela mudança de consumo.

Fashion Revolution me inspirou e criei um nome que questione quem FAZ AGORA suas roupas.


Já sabemos que tem várias dicas lá no seu blog, mas qual a dica número 1 que pode dar para quem quer repensar sua relação com a moda mas não sabe por onde começar?

Buscar conhecimento, entender como acontece, sobre o processo de produção e outras informações simples, mas que te façam entender como funciona o mercado. Importante saber se você quer encarar essa mudança.

Dizem que consciência é um caminho sem volta, te faz repensar e decidir.

Você está passando pela experiência do armário cápsula. Conta mais!!

O armário cápsula tem a ver com questões de sustentabilidade e através dele entendi que podemos comprar menos, apenas o necessário. Tem a ver com seu estilo e não sobre o que a moda dita, sendo influenciada pelas vitrines.

É um teste para conhecer melhor meu estilo e ver o que funciona para mim.

Quero que meu armário fique o mais inteligente para minha vida e estilo.

E tem sido enriquecedor, são com 33 peças no total e mesmo assim, há 2 peças que não usei.

O que compartilho é tentar se descobrir, não tem regras. O segredo é ir testando. Quero compartilhar essa descoberta e se tiver que comprar, já saberei comprar assertivamente.


Corre lá no Blog para saber mais sobre o que a Valen tem para falar : http://quemfazsuasroupas.com

MODA CONSCIENTE // COM PROPÓSITO  //  +SUSTENTÁVEL 

MANO DAFFRE

  • instagram manoela daffre
  • manoela daffre YouTube
  • facebook manoela daffre
  • White Pinterest Icon