DICAS DE COMO COMPRAR CONSCIENTE NA BLACK FRIDAY


Arte Instituto Akatu

Black Friday chegou, minha genteeeeen!!!

Por isso venho aqui dar 3 dicas maravilhosas e eficazes de como consumir consciente nessa data de tanta compra por impulso.

A Black Friday nasceu lá nos E.U.A, mas o Brasil já se apropriou da data há mais de 10 anos. E com toda a nossa criatividade, já criamos a Black Week, Black November, algumas redes já começam suas promos na primeira semana de novembro que se juntam com as ofertas de Natal. Muitas marcas vendem tanto nessa época, que é considerado o segundo Natal em vendas. Eu trabalhei por 12 anos no varejo e digo que é verdade esse bilhete.


É um daqueles momentos onde vemos um consumismo exagerado, a maioria das compras sem necessidade, sem pensar, onde somos atraídas pelo preço. E esse é um dos grandes problemas da moda. Suprir todo esse desejo de compra, o mais rápido possível, roupas e coisas se tornam praticamente descartáveis. Tudo isso tem gerado enormes impactos negativos em nossas vidas e no planeta.


Então vamos às dicas de como não sair comprado que nem louca, e sim fazer boas escolhas no Black Friday. (as dicas valem para a vida toda na hora de escolher se compramos ou não. Use SEM moderação) .


1. COMPRE SÓ O QUE PRECISA.

Para descobrir o que precisa, saiba o que tem no seu armário. Muitas vezes isso não é tão simples, já que muitas roupas não são nem vistas, nem lembradas. Temos tanta coisa que nem sabemos o que já compramos (e nem usamos). Então vai lá, faz uma limpa, dá uma organizada e relembre tudo o que tem. Principalmente as roupas que tem “mais do mesmo”. Tipo aquelas muitas calças jeans quase gêmeas que já existem aí. Ou as blusinhas brancas básicas, sabe? NÃO COMPRE MAIS DO MESMO.



Saiba do que gosta de verdade e se vai usar: O fato de acharmos uma peça, estampa, modelo lindo, não significa que vamos usar. Ex : Se na sua vida tem que ter conforto, 90% você está de tênis, sapatos baixos e confortáveis, você não vai usar um mega salto agulha só porque ele é lindo e o comprou em promoção. O mesmo para decotes, tecidos, cores, estilos. Isso é AUTOCONHECIMENTO. Saiba exatamente do que gosta e vai usar que não tem erro na hora de comprar. Rimou :).


Tenha uma lista do que precisa de verdade e busque esses itens nessas épocas de oportunidades. Para fazer a lista, deixe um papel, post it no armário ou tenha uma lista no celular. Toda vez que estiver se vestindo e sentir falta de algo, anote. E veja se sente falta novamente. Entenda o que faria diferença ter. Você pode anotar assim : "preciso de uma blusa quentinha, com cor, menos justa, que não seja tão comprida para usar no final de semana e trabalho.” Na hora que estiver prestes a comprar, veja se ela se encaixa nas suas necessidades.



2. VOCÊ COMPRARIA ESSA PEÇA SE ELA NÃO ESTIVESSE NA PROMOÇÃO ?


Estar em promo ou estar barata não deve ser determinante para se escolher uma peça. Você tem que a amar o que vai comprar e tem que servir para você na vida, independente do preço. Respire e tente ser racional. Pergunte-se 100x : "Eu compraria essa peça se não estivesse na promoção?”. Se as 100 respostas forem sim ( e a peça fizer sentido) , pode comprar bem feliz!



3. EXPERIMENTE ANTES DE COMPRAR.


Parece óbvio, mas muita gente compra roupa sem experimentar.

Vista a peça, se olhe no espelho muitas vezes, de vários ângulos, com calma. Sente, cruze a perna, levante os braços, movimente-se. Veja se ela está confortável, se é seu tamanho, se está transparente, se é "respirável". Olhe as costuras, botões, zíper e a qualidade.

Muitas lojas não trocam roupas na promoção, então tenha esse cuidado em dobro. Mas esse experimentar tem que ser para todas as roupas e acessórios que vamos comprar na vida, okay ?


E faça as contas : uma peça pode ser a mais barata do planeta, se ficar parada no seu armário, ela saiu caro! Jogou dinheiro fora, vai ficar lá atrapalhando. Te garanto que se juntar todos os “precinhos" que comprou nas últimas promoções sem necessidade, dá o valor daquela peça maravilhosa e mais valiosa que sonha em comprar, mas acha “cara”.


Compre com atenção. Pense, avalie. COMPRE CONSCIENTE.


Beijos e BOAS E POUCAS compras.

MODA CONSCIENTE // COM PROPÓSITO  //  +SUSTENTÁVEL 

MANO DAFFRE

  • instagram manoela daffre
  • manoela daffre YouTube
  • facebook manoela daffre
  • White Pinterest Icon